terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Enfermeiros... Pilares da Saúde

Saiu numa notícia que o nosso ministro considera os enfermeiros os Pilares da Saúde e a nossa Ordem diz que é o próprio governo que nos empurra para o desemprego!..Até aqui tudo bem, uma frase com que se concorda.

Vendo bem a frase, se facto os enfermeiros são os pilares da saúde pela sua intervenção neste campo humano, intervindo em todas as áreas do ser humano, com uma visão holística. São os enfermeiro grandes prestadores de cuidados de saúde 24h por dia, 365 dias por ano sem pausas, sem olhar a quem cuidam e lutando por melhores condições para a prestação de cuidados.

A ordem acusa o ministério, mas a Ordem nada faz. Mentira esta, de facto faz algo! Faz muita propaganda publicitária com promessas que enchem os olhos, mas deixam o coração vazio! Cria mensagens utópicas de que tudo fará para dignificar a enfermagem, mas remete-se aos seus gabinetes, onde de facto a enfermagem não faz falta. Faz falta é uma Ordem que vá ás instituições olhar para estes pilares, ouvir o que os pilares da saúde precisam para segurar a construção da saúde, para evitar que se criem fendas e para fechar as fendas já criadas.

Os enfermeiros, estes pilares da saúde, não precisam de uma Ordem que se remeta unicamente a respostas burocráticas ao governo, mas sim que arregace as mangas e vá à luta e faça com que a profissão de enfermagem seja valorizada, como a grande mais valia no sistema de saúde.

Pois bem, os enfermeiros são os pilares da saúde, Sr. Ministro, mas precisamos Srª Ordem que sejam mais do que meros burocratas, que sejam pessoas de acção, que façam com que olhem para estes pilares como tal e não como peças que se podem mover sem que o sistema se desmorone!!

Haja quem olhe para os enfermeiros com a excelência que os mesmos precisam!

Sem comentários:

Enviar um comentário