segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Descontos na Saúde Fim de semana e Noite

Uma das novas decisões deste país é a diminuição do valor hora em relação ao trabalho nocturno e fim de semana. Até aqui percebe-se que é mais uma medida que tenta aumentar rendimentos do país diminuir dívidas.

Os enfermeiros que trabalham 24h/dia, em feriados, fins de semana, noites sejam alturas festivas ou não, vêm assim a sua retribuição e valorização profissional a cair em pique sendo novamente cobaias de uma gestão ofensiva. Mas.. pergunto? A saúde dos utentes tem menor valor à noite , feriados e fins de semana?

As doenças têm uma percentagem de morbilidade menor consoante a variação de horário? Os cuidados de saúde prestados pelos enfermeiros são alterados consoante  seja dia ou noite? Pois... todas estas perguntas têm como resposta um NÃO bem redondo e assertivo!

Vão diminuir o salário dos funcionários que gozam a sua noite e fins de semana no conforto de suas casas, para ser uma medida equitativa? Ou Vamos avisar as pessoas para terem cuidado com o valor da sua saúde consoante se aproxima a noite ou se chega ao fim de semana? Também respondemos que NÂO!

Então assim sendo porque deve ser o trabalho, dedicação, valor dos enfermeiros ostracizado e diminuído só para se alterarem valores financeiros em dívida? Porque deve ser a nossa profissão mais uma vez atacada sem dó nem piedade, esquecendo o VALOR REAL do nosso empenho além do valor monetário?

E se os enfermeiros decidissem não trabalharem de noite e fim de semana? Escolher-se-ia o período útil e diurno para se ficar doente? Ou esperam os utentes que os seus cuidados diminuam mediante o horário? Ou também se acha que o desgaste associado a jornadas contínuas de trabalho não tem o seu valor associado?

De facto caminhamos para uma ponto em que se inferioriza o valor do trabalho, profissionalismo dos enfermeiros, daquilo que fazem sem cessar, constantemente sem alterações mediante os dias, o calendário da vida.

Há que VALORIZAR! Há que pensa naquilo que realmente se deve poupar!

Sem comentários:

Enviar um comentário